5 benefícios da implementação de sistemas de gestão de fraude
Para entender melhor como os sistemas de gestão de fraude atuam, explicamos suas 5 principais vantagens!

O combate às fraudes financeiras exige alta eficiência com respostas rápidas e soluções preventivas para não deixar que os golpes sejam concretizados. E isso exige uma agilidade sobre-humana, que só a Inteligência Artificial possibilita. Além de toda a velocidade necessária, a tecnologia atua permitindo a leitura de dados e análises de informações que identificam os novos tipos de crimes e os classifica em diferentes níveis de riscos. Dessa forma, surgem os sistemas de gestão de fraudes. Desenvolvidos em plataformas robustas e que apontam respostas em tempo real sobre a iminência de fraudes, essas soluções tomam medidas de segurança que geram alertas, possibilitam análises aprofundadas e mantém toda a segurança necessária para usuários e instituições. Para entender melhor como os sistemas de gestão de fraude atuam, explicamos suas 5 principais vantagens!
1. Análise da tomada de decisão em tempo real
Quando o assunto é proteção financeira, cada segundo conta. Ou melhor, milissegundo. Isso significa que, se as devidas ações não forem tomadas em tempo real, há o sério risco de o golpe ser concretizado. Com os sistemas de gestão de fraude, isso se torna possível devido à integração em qualquer fase do processo preventivo que utilize a análise de dados. Para tanto, são utilizadas regras pré-definidas pelos usuários e combinações de análise neural, quem mantêm o sistema atualizado. Como resultado, há maior velocidade na análise de dados dos sistemas a fim de serem geradas medidas de proteção imediatas ao cliente.

2. Agilidade na comunicação com clientes
Quando possíveis fraudes ou o aumento do nível de risco para os clientes são detectados, o sistema de prevenção precisa se comunicar imediatamente com os clientes para que as devidas medidas sejam tomadas.
Sistemas robustos de gestão de fraudes contam com módulos de comunicação bidirecionais com os clientes. Esse tipo de configuração permite o envio automatizado de mensagens por meio da integração inteligente com módulos BRM e módulos específicos.
É por meio dessa automatização que a comunicação ganha agilidade, já que poderá reconhecer automaticamente as respostas enviadas pelos clientes, trazendo assertividade e rapidez na solução de problemas.
Esse alto nível de reconhecimento das mensagens enviadas pelos clientes permite a implementação de sistemas de mensagens automatizadas, como chatbots e notificações push.
Mas para que essa agilidade seja alcançada, são necessárias especificações importantes que atuam como os seguintes diferenciais:
● Geração de mensagens automáticas pré-configuradas
● Gestão de horários e quantidades de mensagens que não incomodem os clientes
● Reconhecimento automático das mensagens recebidas no sistema
● E customização das mensagens conforme o tipo de necessidade
Tudo isso, com a atuação do machine learning, que permite rápida evolução, mais fluidez e conforto na comunicação com os clientes.
3. Mensuração via dashboards e relatórios inteligentes
Quando se trabalha com dados e análises, é muito importante que os relatórios possam ser acompanhados por qualquer pessoa envolvida no processo. E nisso reside a alta importância dos dashboards, que são painéis utilizados para mostrar em gráficos de estratégias de regras, fluxos de trabalho, produtividade operacional e análises geradas pelo sistema. A clareza nas informações faz com que as análises sejam realizadas de maneira facilitada, o que permite maior velocidade nas implementações de segurança e gestão de aplicações que reforçam as tomadas de decisões. É com a agilidade na interpretação desses painéis que os cientistas de dados podem operar os sistemas de inteligência com maior segurança, imputando informações específicas que darão novos aprendizados necessários à Inteligência Artificial. Por meio desses aprendizados, o sistema passa a gerar relatórios ainda mais específicos, com dados sintéticos e analíticos sobre estratégias e produtividade operacional, que permitirão novos insights e o aprimoramento das prevenções às fraudes.
4. Integração multicanal
Quando falamos de prevenção às fraudes financeiras, falamos sobre o cuidado de monitorar a proteção aos clientes pela maior quantidade possível de canais. Afinal, quanto mais integrado, maior será o reforço no sistema de segurança. Com a análise multicanal integrada a sistemas de análise de dados e gestão de casos, é possível fazer leituras completas de todas as informações financeiras e não financeiras dos clientes para dar ainda mais suporte às tomadas de decisões. Além disso, esse tipo de integração permite uma visão 360° do cliente, possibilitando análises operacionais geradas a partir dos comportamentos dos clientes. É dessa maneira que os sistemas de prevenção às fraudes financeiras evoluem no aprendizado sobre o comportamento dos clientes e percebem mais rapidamente as condutas incomuns de compras, que podem sinalizar possíveis fraudes.
5. Precisão na autenticação biométrica
A autenticação biométrica a partir dos sistemas de gestão de fraudes permite maior precisão nas análises, agilizando a resolução de casos por parte do sistema. Plataformas mais robustas devem contar com módulos de captura biométrica facial e que devem estar integrados aos motores de decisão por meio de APIs. Com isso, o sistema utilizado consegue capturar imagens em dispositivos móveis ou desktops, realizando pesquisas das informações de CPF para definir se aquela determinada face é realmente do cliente. Graças a alta capacidade da Inteligência Artificial, o tempo de resposta demora menos de 5 segundos, garantindo toda a agilidade necessária caso sejam identificadas tentativas de roubo, furto ou manuseio das informações financeiras por terceiros não autorizados.
