7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning
Quer se tornar um expert em Machine Learning? Este artigo tem dicas que facilitarão seu aprendizado. Acompanhe!

Aprender Machine Learning é uma obrigação para quem deseja se estabelecer como cientista de dados – uma profissão altamente valorizada e que tende a ser cada vez mais importante para diferentes segmentos de negócios. Hoje, as empresas precisam do aprendizado de máquina para recorrer aos algoritmos que podem responder às questões essenciais ao negócio, indicando análises preditivas e levando as empresas ao crescimento constante. Mas, assim como em praticamente tudo em TI, esse deve ser um aprendizado contínuo. Por isso, encontrar maneiras de acelerar o aprendizado é sempre muito importante. E como o nosso objetivo é ajudar você em sua trajetória profissional, trouxemos boas dicas que podem ajudar você nos desafios do dia a dia com Machine Learning. Vale a pena conferir e ir para a prática!
1ª Dica: Preocupe-se sempre em garantir a qualidade dos dados
Preparar corretamente seus dados, é muito importante para treinar um modelo de aprendizado de máquina. Então, apesar de ser uma tarefa que consome bastante tempo, ela nunca deve ser subestimada. A configuração mais adequada para uma infraestrutura que atue com dados está na identificação de quais dados podem ser geridos ou consumidos. Limpeza de dados é um dos primeiros passos a serem feitos e que pode levar algum tempo, mas é um passo importantíssimo para garantir que o sistema seja realmente alimentado com informações da melhor qualidade possível para trazer resultados mais sólidos.

2ª Dica: Faça ajustes para possíveis vieses (BIAs)
Além do tratamento de dados, você pode conferir se há possíveis vieses. Isso trará a certeza de que o aprendizado de máquina não está distante das informações reais. É importantíssimo identificar e corrigir esses possíveis desvios o quanto antes, pois com o Machine Learning eles podem ser amplificados e levar o seu projeto a erros.
3ª Dica: Sempre envolva os especialistas no jogo
Para problemas que envolvem Aprendizado de Máquina Supervisionado (como problemas de classificação) é necessário a identificação dos dados. Caso isso não ocorra, a atuação de especialistas com o determinado conhecimento para rotular os dados é o objetivo neste momento. E, posteriormente, para que esses dados sejam utilizados para treinamento dos modelos de predição. Nesse ponto, o olhar dos especialistas faz toda a diferença.
4ª Dica: Separe adequadamente os dados para treinamento, validação e teste
O aprendizado de máquina não é alcançado somente pela automação simples. É preciso testar e validar várias vezes o sistema para que o treinamento alcance nível suficiente para entregar resultados mais apurados. A literatura indica proporções como 70%-15%-15% (ou 80%-10%-10%) para, respectivamente, dados de treinamento, validação e teste. Mas depende muito do problema que está sendo investigado. Use a etapa de treinamento (conjunto de dados de treino e validação) para alcançar o nível de precisão desejado e faça os testes regulares para manter o nível de excelência ou superá-lo.
