Como algoritmos de IA contribuem para otimizar as operações pré-transacionais?
Entenda como como a inteligência artificial tem atuado no mercado financeiro, especificamente na otimização de operações pré transacionais.

Atualmente, com aplicativos cada vez mais inteligentes e funcionais, é possível fazer operações financeiras em qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Mas a tecnologia não está apenas nos smartphones. Na outra ponta, cada operação financeira é cuidadosamente analisada para intervir possíveis tentativas de fraudes, assaltos e desvios. É assim que todos os estágios do ciclo de vida do cliente são alcançados por soluções cada vez mais inovadoras. E é sobre a importância dessa tecnologia que avança cada vez mais com o uso da Inteligência Artificial, que falaremos hoje. Confira!
As dificuldades dos modelos tradicionais de validação de dados dos clientes
Bancos, assim como outros tipos de instituições financeiras, são movidos a operações transacionais. Afinal, elas permitem ganhos com juros, vendas de produtos e outras soluções voltadas para os mercados. Entretanto, para que cheguem a esse ponto, as companhias precisam seguir uma série de etapas que consideram a análise de documentos e outros dados pessoais. E nesse processo, até que o cliente consiga desfrutar de seus serviços financeiros, já terá passado por muitas experiências morosas que acabam por criar uma lembrança negativa.

Além de toda a má experiência pela qual passam os usuários, o processo tradicional para validar os dados para cadastro é também custoso: as horas dos colaboradores são tomadas, a papelaria da agência precisa ser manuseada com cópias de documentos, a estrutura física fica ainda mais comprometida e, principalmente, o risco de fraude é maior. Não por acaso, uma pesquisa realizada pela gestora de investimentos, Constellation Asset Management, publicada no Estadão, indicou que 62% dos correntistas preferem utilizar os serviços dos bancos digitais. Menos burocracia, menos papelada e menos tempo perdido conquistam cada vez mais novos clientes.
O papel da inteligência artificial no mercado financeiro
Se para o consumidor, a digitalização dos bancos é essencial para navegar nas aplicações, para os bancos o avanço tecnológico é indispensável para todo o processo. Por isso, a implementação da Inteligência Artificial vem sendo aplicada no back e front office com o intuito de oferecer inovação, automatizar operações e, principalmente, detectar fraudes. Além das experiências positivas proporcionadas, os bancos também estão atentos às oportunidades de usar a tecnologia para economizar: a estimativa da fintech Autonomous Research, é de que os custos nos bancos tradicionais poderiam ser reduzidos em 22% até 2030, o que significa U$1 trilhão em aplicações.
Entre os principais benefícios alcançados com a Inteligência Artificial, estariam:
· Redução nos balcões de varejo e caixas das agências
· Uso da IA para compliance e processamento de dados
· Automatização de sistemas de cobranças
No uso de aplicativos, toda a análise realizada com a Inteligência Artificial permite indicar os melhores produtos conforme o perfil do cliente, assim como oferecer empréstimos em tempo real. Essa busca constante por inovação por parte dos bancos tradicionais não é à toa. Segundo a PWC, as empresas financeiras estão entre as que alcançam menor eficiência com as soluções tecnológicas. Apenas 26% dos executivos financeiros disseram utilizar as possibilidades que os dados trazem – uma taxa baixíssima se analisarmos o volume de informações coletadas pelas instituições tradicionais. Com o uso da IA, todo esse volume de dados poderá ser padronizado para indicar as soluções e oportunidades necessárias no setor. Somada às possibilidades de Machine Learning, aumentarão muito as chances de as instituições oferecerem os produtos certos, na hora certa para seus clientes.
Como a IA atua dentro das operações pré-transacionais?
Os benefícios da tecnologia são inegáveis para os bancos. Mas para que sejam totalmente alcançados, o primeiro passo deve ser o de implementar soluções inteligentes já nas operações pré-transacionais. Essas operações, como vimos no início do artigo, correspondem às análises morosas dos documentos dos clientes. E um dos principais desafios dessa etapa com o uso da tecnologia, é a leitura correta dos documentos. Isso porque a captura de documentos como imagens não possibilita que suas informações, como nome, data de nascimento e registro sejam lidos como texto: elas permanecem como JPG, PNG, entre outros.
