Como estão as estratégias antifraude em sua empresa?

Entenda a importância de adotar estratégias antifraude no mercado financeiro e de transações.

Em meio a tantos ataques e fraudes financeiras, como sua empresa tem se protegido? O quanto ela está preparada para suportar um volume frequente de tentativas de enganar o seu sistema de validação transacional?

Vale dizer que, quando o assunto são crimes financeiros, o Brasil registra números impressionantes:

–  Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, houve um aumento de 59% no número de brasileiros que sofreram algum tipo de fraude.

– O prejuízo médio foi de R$ 512,40 – sendo que 20% das pessoas relataram perdas que superam os R$ 800.

Uma das principais portas de entrada para tanto são as análises documentais deficientes. Isso porque, sem uma avaliação cuidadosa dos dados do consumidor, ficam maiores as chances de os golpistas terem sucesso. Por outro lado, análises totalmente manuais e morosas acabam por afetar as experiências dos clientes. Nesse sentido, é indispensável definir uma estratégia antifraudes que ofereça o máximo de eficiência. E esse é o tema do nosso artigo.

O cenário de fraudes financeiras

O mundo mudou bastante depois que as soluções digitais se popularizaram. No universo financeiro, a abertura de contas, solicitações de empréstimos e outras transações, passaram a ser muito mais fáceis e rápidas por meio de canais online. Se por um lado essas facilidades trouxeram melhor experiência aos clientes, por outro, também trouxeram riscos mais frequentes de as empresas sofrerem com crimes cibernéticos. Como já apontamos no início do texto, os dados de mercado só reforçam o cenário crescente no volume de novas fraudes. A grande questão é que, com as estratégias corretas, a maior parte delas poderiam ser evitadas – especialmente com o uso das ferramentas especialmente desenvolvidas para isso.

Quanto custa uma fraude?

Se os custos com as fraudes chegam à casa dos bilhões, para as empresas que foram vítimas dos crimes esse custo pode significar a própria sobrevivência do negócio. Afinal, além dos gastos financeiros para arcar com as consequências de uma estratégia ineficiente, a própria empresa terá sua imagem e marca arranhadas por ser submetida ao crime financeiro. Prevenir é mais barato do que remediar Criar soluções estratégicas que previnam as fraudes ainda na fase de onboarding, ou seja, quando o cliente está criando seu cadastro e validando documentos, é muito mais barato do que arcar com os prejuízos decorrentes dos crimes. Isso porque, se os custos de fraudes podem chegar aos milhões de reais, um projeto preventivo custará uma pequena fração do faturamento da empresa, e ainda poderá ser utilizado nas estratégias de marketing para captar novos clientes. Mas para que tudo isso aconteça, é essencial que as empresas criem um plano de gerenciamento de riscos em que mapeiam as principais brechas utilizadas pelos criminosos. A partir desse plano é que poderão ser criadas ações preventivas, treinamentos e análises de relatórios mais aprofundados.

Conheça as fraudes financeiras mais comuns nos dias de hoje

Quais são os pilares de uma estratégia antifraude? Para estruturar corretamente um plano de gerenciamento de riscos, existem 3 pilares essenciais que permitem adotar medidas mais eficientes conforme os níveis de riscos: prevenção, detecção e correção. Vamos a cada um deles:

Prevenção

Avalia os níveis de riscos e recorrência de ocorrências para criar políticas que inibem as tentativas de ataques. Como objetivo, a prevenção pretende reduzir as possibilidades de ataques por meio de avaliações de riscos proativas aliadas às ferramentas eficazes. Além disso, a prevenção tem como fruto um documento para promover a cultura interna, facilitando a identificação de ataques e como reagir a eles. Como principais ações desse pilar, estão:
- Elaboração de política antifraude
- Código de ética e conduta
- Plano de gestão de riscos
- Estruturação de responsabilidades
- Mecanismos de alertas sobre novos tipos de fraudes
- Reconhecimento dos colaboradores sobre ferramentas antifraudes

Detecção

Nesse pilar são definidos os mecanismos que se antecipam às tentativas de fraudes e aumentam a defesa da empresa. Pode contar também com outras medidas, como listar tipos de esquemas fraudulentos, verificação de antecedentes e monitorar o cumprimento de regras estabelecidas na prevenção. Entre as principais ações, estão:
- Oferecer auditorias às áreas de maior risco
- Verificar e cruzar informações para evitar fraudes
- Utilizar ferramentas eficientes para validar informações
- Monitorar os principais e novos tipos de esquemas fraudulentos
-Definir sistemas de comunicação para denúncias

Correção

Trata-se da verificação dos mecanismos que reportam fraudes. Nesse caso, são definidas regras que ajudam as empresas a determinar quais são os procedimentos a serem seguidos sempre que tentativas de fraudes forem identificadas. O principal objetivo é manter atualizado os mecanismos antifraudes utilizados pela empresa. Entre as principais ações, estão:
- Registro de tentativas de fraudes
- Investigações
- Comunicação sobre irregularidades
- Medidas de controle, prevenção e correção

4 benefícios de adotar uma estratégia antifraude eficiente

Com todas as medidas devidamente tomadas, a empresa alcançará benefícios que serão percebidos já a curto prazo para evitar as tentativas de fraudes. Confira os principais:

1. Segurança reforçada

Com a adoção das ferramentas antifraudes, os dados da empresa, clientes e fornecedores ficam ainda mais protegidos. Isso evitará vazamentos em possíveis ataques. Além disso, a verificação de dados fica mais eficiente e menos propensa aos erros humanos, gerando credibilidade – a qual falaremos a seguir.

2. Credibilidade

Quando a empresa reforça suas medidas de proteção contra fraudes, reforça o nível de confiança dos atuais e novos clientes, beneficiando o negócio como um todo. Nesse caso, vale a dica: explore o número de fraudes evitadas com as políticas aplicadas.

3. Economia

Investir em sistemas antifraudes é muito mais barato do que ter que arcar com golpes financeiros. Mas essa economia não é apenas quanto aos custos: é também possível economizar tempo com processos manuais já antigos para a verificação de documentos, por exemplo.

4. Liderança

Quanto mais sua empresa reforçar seus sistemas antifraudes, mais terá destaque no mercado e mais propensa estará a despertar o interesse de clientes interessados em adquirir produtos e serviços, contratar soluções e manter sua conta corrente.

Conte com a tecnologia certa no combate às fraudes financeiras

Com o aumento exponencial das tentativas de golpes financeiros na era digital, principalmente, varejistas e instituições financeiras devem se preparar para não sofrer grandes prejuízos financeiros e de credibilidade, bem como preservar a integridade do seu consumidor. Ciente disso, a 2RP Net, especialista em data science e análise de dados, oferece ao mercado plataforma CASE. A solução engloba tecnologias de ponta, como inteligência artificial, machine learning em redes neurais para se antecipar aos variados times de crimes cibernéticos. Confira como a plataforma CASE atua na prática em prol dos três pilares de uma estratégia antifraude:
- Pilar Prevenção: A plataforma CASE atua no processo de prevenção recebendo estímulo de diversas fontes de dados, combinando-as e retornando veredictos mais assertivos
- Pilar Detecção: Possuímos tecnologia hibrida de regras e machine learning que aprimora a detecção de fraudes proporcionando assim mais segurança às transações
- Pilar correção: Através de seus gráficos, relatórios e dashboards, a identificação exata das falhas de segurança ficam mais fáceis de serem localizadas, e a ação de correção pode iniciar sua atuação em poucos segundos.

Para saber mais sobre como a 2RP Net atua no combate às fraudes financeiras, preparamos um amplo leque de conteúdos especializados em orientar soluções. Acesse agora mesmo o nosso blog e saiba tudo o que temos feito, ao longo de mais de 20 anos, para prevenir os mais diferentes tipos de fraudes financeiras.

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