Como ganhar agilidade na análise documental e validação de dados dos clientes?
Entenda como a tecnologia pode contribuir para a automação de processos de documentoscopia

Depois de vermos o que é documentoscopia e como ela pode ser potencializada através da tecnologia, hoje mergulharemos um pouco mais nesse processo: vamos falar sobre como ganhar ainda mais agilidade na verificação de documentos. Para tanto, destrinchamos o assunto em tópicos que se aprofundam na documentoscopia digital e em soluções que ajudam a agilizar ainda mais esse processo. Ao longo deste artigo, você entenderá como deixar o processo para a análise de documentos mais ágil, eficiente e segura para a sua empresa. São dicas específicas e completas que vale a pena conferir! Siga conosco e boa leitura!
Os desafios da análise documental tradicional
Os desafios da análise documental tradicional
Para começar, vamos propor a você um desafio simples: pegue um documento pessoal e olhe bem para ele. Você vai perceber uma série de detalhes importantes, como:
· O tipo de fonte que redigiu as informações
· A posição de cada texto
· Os padrões desenhados no fundo do documento
· A posição e formato da impressão digital
· O formato da foto
· A assinatura e alguns outros detalhes
É possível perceber que os padrões adotados em cada documento, embora sejam muito fáceis de reconhecer, podem esconder diversos detalhes que fogem aos olhos e, assim, facilitar a falsificação.

Com tudo isso, a expertise dos peritos que fazem esse tipo de análise acaba não sendo tão ágil. Afinal, mesmo que recorram a equipamentos tradicionais que ajudem na verificação, eles ainda passam por um processo moroso e suscetível a erros. Além disso, a popularização de documentos digitais traz desafios ainda maiores para esse tipo de verificação, já que a análise ocular somente através da tela pode trazer armadilhas para a validação. Em meio a tantas dificuldades que podem significar um tempo valioso para quem está sofrendo fraudes, surge a urgente necessidade de recorrer à documentoscopia digital.
Conheça a documentoscopia digital
Já que somente o olhar humano não é suficientemente rápido, e nem 100% preciso, para analisar a autenticidade de documentos, a documentoscopia digital foi aprimorada para dar a inteligência e agilidade necessárias à verificação. Essa velocidade é crucial para evitar fraudes e melhorar a experiência dos clientes. Para tanto, analisa em segundos as informações como símbolos, padrões gráficos e quaisquer outros elementos presentes nos documentos emitidos no país. Por meio de um amplo banco de dados, a tecnologia utilizada na documentoscopia digital compara as informações registradas em órgãos públicos, emitindo análises instantâneas sobre possíveis tentativas de fraudes.
Para esse tipo de verificação, a documentoscopia é dividida em três etapas principais: exame de escrita, comparação com outros documentos e laudos analíticos.
Em circunstâncias especiais, a documentoscopia digital pode até mesmo identificar contornos de letras que indicam a assinatura com a pessoa sob o efeito de drogas ou nervosismo por coação.
Além da análise por grafia, esse processo considera outras etapas, como:
· Tipo do papel-moeda
· Verificação do tipo de escrita (se manual ou mecânica)
· Análise de selos
· Comparação da formatação, fontes e alinhamento
· Sobreposições de informações
· E até mesmo a identificação de chancelas
4 tecnologias que ajudam a automatizar o processo de documentoscopia
Para possibilitar tantas análises técnicas em poucos segundos, a tecnologia da documentoscopia digital recorre a uma série de ferramentas que veremos a seguir.
1. OCR
O Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres) é um tipo de tecnologia que converte imagens em dados, permitindo que essas informações sejam pesquisadas e editadas por dispositivos como smartphones e computadores.
A grande vantagem do OCR é converter, por exemplo, imagens de texto em texto editável, funcionando como uma espécie de facilitador de dados para os formatos JPG, PNG, PDF, GIF e TIFF. Dessa maneira, possibilita extrair informações de documentos, como:
· Comprovantes
· Contratos
· Registros patrimoniais
· Documentos de funcionários
· Ordem de compras
· Atestados
· Páginas de relatórios
· Notas fiscais e outros
Portanto, esse tipo de tecnologia possibilita o armazenamento e localização de arquivos, o que resulta na redução de tempo e custos demandados em tarefas repetitivas.
