Como ganhar agilidade na análise documental e validação de dados dos clientes?

Entenda como a tecnologia pode contribuir para a automação de processos de documentoscopia

Depois de vermos o que é documentoscopia e como ela pode ser potencializada através da tecnologia, hoje mergulharemos um pouco mais nesse processo: vamos falar sobre como ganhar ainda mais agilidade na verificação de documentos. Para tanto, destrinchamos o assunto em tópicos que se aprofundam na documentoscopia digital e em soluções que ajudam a agilizar ainda mais esse processo. Ao longo deste artigo, você entenderá como deixar o processo para a análise de documentos mais ágil, eficiente e segura para a sua empresa. São dicas específicas e completas que vale a pena conferir! Siga conosco e boa leitura!

Os desafios da análise documental tradicional

Os desafios da análise documental tradicional Para começar, vamos propor a você um desafio simples: pegue um documento pessoal e olhe bem para ele. Você vai perceber uma série de detalhes importantes, como:
· O tipo de fonte que redigiu as informações
· A posição de cada texto
· Os padrões desenhados no fundo do documento
· A posição e formato da impressão digital
· O formato da foto
· A assinatura e alguns outros detalhes
É possível perceber que os padrões adotados em cada documento, embora sejam muito fáceis de reconhecer, podem esconder diversos detalhes que fogem aos olhos e, assim, facilitar a falsificação.

Com tudo isso, a expertise dos peritos que fazem esse tipo de análise acaba não sendo tão ágil. Afinal, mesmo que recorram a equipamentos tradicionais que ajudem na verificação, eles ainda passam por um processo moroso e suscetível a erros. Além disso, a popularização de documentos digitais traz desafios ainda maiores para esse tipo de verificação, já que a análise ocular somente através da tela pode trazer armadilhas para a validação. Em meio a tantas dificuldades que podem significar um tempo valioso para quem está sofrendo fraudes, surge a urgente necessidade de recorrer à documentoscopia digital.

Conheça a documentoscopia digital

Já que somente o olhar humano não é suficientemente rápido, e nem 100% preciso, para analisar a autenticidade de documentos, a documentoscopia digital foi aprimorada para dar a inteligência e agilidade necessárias à verificação. Essa velocidade é crucial para evitar fraudes e melhorar a experiência dos clientes. Para tanto, analisa em segundos as informações como símbolos, padrões gráficos e quaisquer outros elementos presentes nos documentos emitidos no país. Por meio de um amplo banco de dados, a tecnologia utilizada na documentoscopia digital compara as informações registradas em órgãos públicos, emitindo análises instantâneas sobre possíveis tentativas de fraudes.

Para esse tipo de verificação, a documentoscopia é dividida em três etapas principais: exame de escrita, comparação com outros documentos e laudos analíticos. Em circunstâncias especiais, a documentoscopia digital pode até mesmo identificar contornos de letras que indicam a assinatura com a pessoa sob o efeito de drogas ou nervosismo por coação. Além da análise por grafia, esse processo considera outras etapas, como:
· Tipo do papel-moeda
· Verificação do tipo de escrita (se manual ou mecânica)
· Análise de selos
· Comparação da formatação, fontes e alinhamento
· Sobreposições de informações
· E até mesmo a identificação de chancelas

4 tecnologias que ajudam a automatizar o processo de documentoscopia

Para possibilitar tantas análises técnicas em poucos segundos, a tecnologia da documentoscopia digital recorre a uma série de ferramentas que veremos a seguir.

1. OCR

O Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres) é um tipo de tecnologia que converte imagens em dados, permitindo que essas informações sejam pesquisadas e editadas por dispositivos como smartphones e computadores. A grande vantagem do OCR é converter, por exemplo, imagens de texto em texto editável, funcionando como uma espécie de facilitador de dados para os formatos JPG, PNG, PDF, GIF e TIFF. Dessa maneira, possibilita extrair informações de documentos, como:
· Comprovantes
· Contratos
· Registros patrimoniais
· Documentos de funcionários
· Ordem de compras
· Atestados
· Páginas de relatórios
· Notas fiscais e outros
Portanto, esse tipo de tecnologia possibilita o armazenamento e localização de arquivos, o que resulta na redução de tempo e custos demandados em tarefas repetitivas.

2. Inteligência Artificial

Tem a capacidade de ler, analisar e identificar informações previamente cadastradas em seu banco de dados. Por meio do deep learning consegue gerar aprendizado contínuo sobre informações constantemente cadastradas no banco de dados, como as tentativas de novos golpes. É dessa maneira que a Inteligência Artificial consegue ter uma análise mais precisa e abrangente sob todos os aspectos dos documentos para identificar riscos em poucos segundos. Entre seus recursos, estão as possibilidades de fazer a leitura rápida de documentos, analisar a possível duplicidade, indicar versões, renovações, alterações e muito mais. Além disso, esse tipo de inteligência permite a leitura e o preenchimento de informações nos contratos, evitando erros e rasuras que poderiam ser feitos com o preenchimento manual.

3. Cloud Computing

A possibilidade de acessar e analisar dados em nuvem permite facilidade para verificar a idoneidade dos documentos. Com a computação em nuvem, analistas que estão em locais muito distantes podem, rapidamente, tirar dúvidas sobre determinadas atualizações desses documentos, permitindo uma análise ainda mais precisa sobre a veracidade das informações.

4. RPA

A Robotic Process Automation é uma aplicação que permite a automação de processos repetitivos. Com essa tecnologia, a empresa pode substituir tarefas humanas de baixo impacto ou excessivamente operacionais, pela atuação de robôs automatizados que têm maior alcance para a análise e leitura das informações. A RPA traz ainda a vantagem de interagir com sistemas internos e sites externos, o que amplia sua capacidade de interações e busca por erros previamente cadastrados em seus sistemas – esses erros podem indicar modificações em documentos para tentativas de fraudes.

Como o Vision4Docs pode otimizar suas análises documentais

A 2RP oferece uma solução robusta e completa que proporciona máxima efetividade e agilidade para analisar possíveis tentativas de fraudes em documentos: o Vision4Docs. Aliando soluções de documentoscopia digital, Inteligência Artificial e OCR, a 2RP integra diferenciais que reduzem quaisquer chances de falsificações. Conheça cada uma:
Documentoscopia digital: se antecipa às fraudes financeiras em sistemas brasileiros, recorrendo ao uso da Inteligência Artificial para reconhecer documentos.
Inteligência Artificial: garante maior velocidade às etapas de verificação documental. Tem total capacidade de verificar a validade e similaridade do documento informado.
OCR: agiliza processos de cadastro, aprovação e reprovação de crédito. Para isso, transforma imagem em textos, números e letras.

Tenha o melhor da documentoscopia digital em sua empresa e evite todas as tentativas de fraudes. Fale agora mesmo com um especialista e saiba mais!

Scroll to Top