Quanto custa uma fraude? 3 motivos para preveni-las em sua empresa
O custo de uma fraude pode ser alto, tanto para a empresa quanto para os clientes. Veja como a automação pode ser uma aliada da prevenção!

Diante do aumento das transações em ambiente virtual, há também o crescimento de um problema: as fraudes. Os riscos são diversos, como clonagem de cartão e roubo de dados pessoais, sendo que pesquisas indicam que mais da metade dos usuários de cartão de crédito do Brasil já sofreram com alguma fraude. Isso traz prejuízos para a empresa e o usuário, podendo custar caro para as organizações. Buscar soluções antifraude se torna, portanto, uma importante estratégia de qualquer negócio. Veja agora mais sobre como reduzir o custo de fraudes e o papel da automação no processo. Precisamos falar sobre automatização na prevenção de fraudes Como você pode perceber, a prevenção às fraudes é uma necessidade para qualquer empresa que atue no ambiente digital. É necessário investir em estratégias e softwares capazes de evitar tanto problemas com transações financeiras quanto com o roubo de dados pessoais dos clientes ou usuários. É aí que a automação surge como uma grande aliada do processo. Afinal, existem softwares capazes de analisar rapidamente uma série de dados enviados pelos clientes durante as transações, sejam elas financeiras ou não. A partir disso, o sistema é capaz de bloquear a movimentação no caso de identificação de qualquer suspeita, evitando que a fraude se concretize. Existem diversos exemplos de ferramentas que podem ser usadas na prevenção de fraudes. Algumas estão, inclusive, nas nossas atividades diárias, como é o caso da biometria. Esse processo, usado para acessar o celular ou a conta do banco, são exemplos de sistema antifraude que usamos sem nem perceber. Isso traz uma série de benefícios, reduzindo — e muito — os custos das fraudes para empresas e consumidores. Conheça agora alguns dos motivos para investir na prevenção de fraudes na sua organização:
1. Reforço gerencial
Um dos motivos para investir em sistemas antifraudes é o fato de que eles permitem a melhoria da gestão de dados da organização. Esses sistemas permitem que você colete uma grande quantidade de dados, organizando-os e utilizando-os de forma assertiva.
Ou seja, o software é capaz de levantar uma grande quantidade de informações sobre as operações que ocorrem na empresa.
Com isso, é possível ter mais controle das respostas e efetividade nas avaliações, melhorando a tomada de decisão da organização e dos seus sistemas.
Ainda vale destacar que os softwares utilizados para evitar fraudes são eficientes, automatizados e garantem a proteção e segurança dos dados. Eles também respeitam a LGPD, permitindo a adaptação da sua empresa à legislação de gestão de informações.

2. Velocidade
Os processos digitais são realizados em grande velocidade. É possível fazer compras e transferências com poucos cliques, seja nos computadores ou celulares. Essa velocidade é importante para as vendas e serviços bancários, mas isso também significa que o controle antifraude precisa atuar rapidamente. É essencial garantir a efetividade e rapidez, sem perder a qualidade e organização do sistema. O software precisa ser capaz de captar e armazenar dados rapidamente, de forma a bloquear qualquer suspeita de fraude em tempos expressivos. A automação é capaz de oferecer isso para a sua empresa. Afinal, com esse processo, não é necessária a intervenção humana para o bloqueio da operação. O próprio sistema capta e analisa os dados rapidamente de forma a bloquear operações em pouco tempo, evitando fraudes mesmo em um contexto de alta velocidade de transações.
3. Diminuição de perdas financeiras
Você já parou para calcular o quanto custa uma fraude, tanto para você quanto para os seus clientes? Afinal, além da perda financeira direta que esse tipo de problema pode trazer, as fraudes ainda podem gerar processos e questionamento sobre a confiabilidade do seu negócio, gerando também perdas indiretas.
Quando você usa um sistema automatizado para evitar fraudes, é possível detectar grande parte delas antes que aconteçam.
O próprio sistema é capaz de realizar a avaliação da transação, seja ela financeira ou não, e identificação de processos com suspeita, bloqueando-os.
Com isso, você reduz as perdas financeiras advindas de fraudes, sejam elas diretas ou indiretas.
Qual a ferramenta ideal para garantir a segurança e diminuir custos de fraude?
Diante da importância de investir no controle de fraudes dentro da organização, é hora de entender um pouco mais sobre as ferramentas que podem ser usadas com essa finalidade. As principais delas são:
Validação facial
Também conhecida como facematch, a validação facial permite que você evite fraudes no cadastramento do usuário ou acesso a dados sigilosos dos seus clientes, garantindo a autenticidade ideológica de quem está acessando o sistema.
Análise de crédito inteligente
Permite a análise de dados em tempo real para determinar a liberação ou não de crédito para o cliente. Esse processo é automatizado, cruzando dados financeiros e não financeiros para a tomada de decisão e, dessa forma, evitando fraudes financeiras relacionadas à esse tipo de transação.
